Boas práticas para cuidar de pessoas idosas demenciadas
- Acirmesp
- 25 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
A Doença de Alzheimer é considerada como o tipo mais prevalente de demência. Portanto, o cuidado de uma pessoa idosa com demência requer do cuidador, além do curso básico de qualificação, certas habilidades para melhorar o desempenho das atividades do dia a dia.
Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas da Comunidade Cuidador de Confiança:
1. Respeite o conhecimento e as habilidades dos idosos com demência
Ao cuidar de uma pessoa idosa com demência ou declínio cognitivo, pode ser tentador tentar “ensiná-la” a fazer coisas como segurar um garfo ou tomar banho.
No entanto, uma pessoa com problemas cognitivos geralmente não é capaz de aprender ou reter coisas novas, então, seu objetivo é manter as habilidades que ainda possuem.
As intenções podem ser boas ao tentar ajudar uma pessoa idosa com demência a recuperar habilidades perdidas, mas o resultado pode ser frustração ou raiva. Então, como cuidador de idosos, em vez de tentar “ensinar” a pessoa idosa a realizar certas atividades, faça da maneira que elas pedem (tendo a segurança em mente, é claro).
Portanto, quando você faz as coisas do jeito do cliente, você as valida em um nível emocional, e isso pode levar à confiança e cooperação.
2. Seja paciente e flexível
Experimente coisas diferentes. Se uma não funcionar, outra coisa funcionará e você perceberá com o tempo que muitas vezes são as pequenas coisas que se transformam em algo grande ao lidar com demência em idosos.
Não existe uma única maneira “certa” de fazer qualquer coisa. Se você mantiver esse pensamento sempre presente, poderá permanecer flexível e experimentar várias abordagens até encontrar uma que funcione com a pessoa idosa com demência que está sob seus cuidados.
Lembre-se, a rejeição de uma técnica particular não é uma rejeição a você, como cuidador de idosos, então ser flexível ajudará manter o seu ego fora da situação e poderá levar a um melhor atendimento ao seu cliente.
3. Comprometa-se com um relacionamento
Construir um relacionamento leva tempo e esforço, mas pode trazer grandes recompensas. Ouça atentamente o que a pessoa idosa com demência tem a dizer. Saber como o mundo delas funcionava e como elas se relacionam com ele pode ajudar você a alcançá-las em um nível mais profundo e ganhar confiança.
Ao construir relacionamentos interpessoais com os clientes, você pode aprender o que é mais importante para eles. Isso torna possível antecipar suas necessidades.
Existem muitas maneiras de construir um relacionamento ao cuidar de pessoas idosas:
Peça para olharem fotos antigas de família juntos;
Anote quais livros, programas de televisão ou jogos que eles gostam;
Observe como eles reagem a eventos que causam estresse.
Mas não se esqueça de compartilhar algo sobre você também. A confiança é uma via de mão dupla!
4. Promova respeito e positividade com a pessoa idosa com demência
O respeito à pessoa idosa é fundamental. Encontre um ponto positivo nela para ressaltar e deixe ela saber que você notou.
Muitos idosos dizem que se sentem “invisíveis” na idade avançada. Eles podem ter menos capacidade de sair em público devido ao declínio físico ou cognitivo e, quando saem, podem se sentir ignorados.
Você, como cuidador de idosos, pode aliviar esses golpes contra a autoestima cultivando um relacionamento respeitoso e genuinamente atencioso. Então, esteja atento para:
Mudanças na pessoa idosa e em seu ambiente;
Elogiar pequenas coisas, como por exemplo: uma peça de roupa ou flores brotando no jardim.
Assim, chamar a atenção do idoso com demência que você está cuidando para essas pequenas coisas transmite seu cuidado e preocupação por ele.
O projeto 2797/2022, também conhecido como Política Nacional do Cuidado, prevê que pessoas idosas, com deficiência e com doenças raras, que precisam de auxílio para as atividades rotineiras e cotidianas, disponham de cuidadores custeados pelo sistema público de assistência social, além da criação e regulamentação da profissão de cuidador de pessoas. Saiba mais sobre em PL 2797/2022 - Senado Federal e PL 5178/2020 - Senado Federal.
Veja mais dicas em: Cuidador de Confiança.